sexta-feira, dezembro 29, 2006

CASAR NÃO É PARA FRACOS - O GOVERNO NÃO QUER QUE VOCÊ CASE

Bom, antes de Lidiane vir para Recife, ela foi dar entrada nos proclamas no civil.

Os proclamas, para quem não sabe (feito eu, que não sabia), são avisos que saem em algum jormal de grande circulação na cidade, avisando que Fulaninho pretende casar com Sicraninha e se Beltrana ou Beltrano já for casado com algum dos dois, avise.

Para isto é preciso que o casal vá ao cartório de registro civil da região em que se mora (não necessariamente o mais perto de sua casa - Você sabe qual o cartório da sua região?) com o comprovante de residência, registro de nascimento, e, claro, xerox do CPF e RG, e mais duas testemunhas. Se você está acompanhando a história, lembra que eu estava recém-contratado na Federal de Pernambuco e não em Guariba. Lidiane ligou para o cartório para perguntar como era a procuração para realizar este procedimento:

1a. Resposta: Eu vou me informar a respeito, mas acho que não pode. Ligue mais tarde.

2a. Resposta: Não pode. Pode até casar por procuração, mas dar entrada nos proclamas, não. (!?)

Lidiane tem uma amiga que já tinha feito este procedimento em São Carlos, logo Lidiane ligou para ela e para o cartório de São Carlos e confirmou que podia, sim, dar entrada nos proclamas por procuração. Ela liga novamente perguntando se a lei mudava de cidade pra cidade.

Mas um detalhe é que poucos dias atrás foi noticiado no Jornal Nacional o caso de um casal que se conheceu na internet e ia se casar sem nunca terem se visto antes - logo, fizeram tudo por procuração.

3a. Resposta: Não, a lei é a mesma em todo o país, eles devem ter interpretado mal.

Choro e ranger de dentes. Lidiane liga desesperada para mim, eu quero ligar no cartório e passar um esporro nos caras. Consideramos todo o trabalho de casarmos no civil em Recife (com o problema adicional que era preciso casar antes no civil e levar a certidão para a igreja, se não, não casa). Consideramos seriamente o amancebamento.

Ao desligarmos o telefone, toca o telefone na casa de Lidiane. É o cartório:

4a. Resposta: Temos uma boa notícia para a senhora! Pode, sim! Basta que seja uma procuração lavrada em cartório.

Lá vou eu fazer uma procuração. Mais uma cópia de CPF e identidade espalhada pelo mundo.

Tendo passado todos os documentos, o cartório de Guariba avisa que era preciso uma certidão de nascimento minha a-t-u-a-l-i-z-a-d-a. Quem já ouviu falar nisto ganha um doce. Diz o cara do cartório: "Veja bem, ele precisa enviar uma certidão atualizada, porque assim fica tudo direitinho né, a senhora entende né?" Lidiane responde "é claro que não entendo, ele nasceu uma vez e só precisa de uma certidão." E o cara insiste: "Veja só, a sua certidão está aqui e está
atualizada, mas a dele, não. Entende?"; e Lidiane, Não, minha certidão é de 76 e meu noivo é de 78, a dele já é mais nova", E o cara: "Mas é melhor uma atualizada...?!". Lidiane desiste e me liga, nesta altura do campeonato, não tem nem tempo de eu tirar uma segunda via da certidão
de nascimento e enviar pelo sedex antes de Lidiane vir para Recife, pois eu ainda precisava apresentar esta papelada num cartório aqui. Ligo pro cara preparado para dizer que o cartório da minha certidão de nascimento pegou fogo 10 anos atrás, mas acho que foi só ele ouvir minha voz que ele se convenceu que eu existia e aceitou aquela certidão mesmo. Acho que ele pensava que Lidiane queria dar o golpe em alguém ou alguma outra sacanagem. Enfim...

Com os proclamas feitos lá, Lidiane trouxe um papel a ser entregue no cartório daqui para correr os proclamas em Recife. Mais uma taxa e correram os proclamas e ninguém reclamou. Obviamente, o cartório solta outro documento dizendo que tava tudo OK um dia depois de Lidiane voltar. Mas um sedex para apresentar este papel no cartório de Guariba.

Tudo ponto para casar. Agora falta o casamento em si.

1 Comments:

At 9:13 AM, Blogger Medina said...

la nao queria casar... ta ai mais milhares de motivos pra continuar na minha..

excelente blog.. ;p

 

Postar um comentário

<< Home