sexta-feira, abril 11, 2003

Ensaio sobre as dificuldades da ventilação artificial" ou "Nem com a porra
que eu leio um email deste tamanho"




Eu já disse que em Campinas é quente? Pois é muito quente e está
piorando a cada dia.
Eu já disse que em Campinas é seco? Umidade relativa de 15 a 25%,
só não é pior que Brasília.
E o que é pior, acho que devido a secura a temperatura tem um
atraso em relação ao sol, então de manhã cedo ainda fica frio até umas
08:00h (07:00h sem ser neste horário de corno), ou seja, o cara não tem
coragem de sair da cama e de noite continua quente até umas 21:30h. E
quando eu digo quente, eu quero dizer que o vento é quente.
Agora, o que eu não disse foi que na minha nova pousada não tinha
ventilador e que minha primeira noite lá foi num quarto que a janela dava
para a parede. Então, após uma noite um tanto quanto mal dormida, lá vou eu
comprar um ventilador. Tudo certo: pego o busão 3.37 (Unicamp - terminal
de Barão Geraldo) e no terminal faço integração com 3.78 (terminal -
Shopping Iguatemi) (ô terrinha estranha para chamar ônibus por número),
compro um ventilador e volto. Lá pelas cinco e meia lá estava eu então na
parada do ônibus, pego o 3.37 e chego no terminal às 17:52h. Olho então o
horário do 3.78: 17:50 e 18:22.
Agora eu pergunto: porque o de 17:50 saiu no horário e o de 18:22atrasou?
Segunda pergunta: porque algumas linhas de ônibus dão tanta volta?
Seja como for, pouco antes de entrar no ônibus começou a ventar e
logo depois de eu entrar começou a relampejar (em clima seco, quando
chove tem raio até dizer basta). Eu comecei com aquela brincadeira de ver
o relâmpago e contar os segundos até o raio, aproximadamente para cada
segundo de diferença tem 370m entre você e o raio.
Eu parei a brincadeira com aproximadamente 1,5s entre o raio e otrovão.
Aproximadamente às sete e meia eu consegui chegar no Shopping,
miraculosamente não estava chovendo neste momento, eu dei então uma boa
volta pelo shopping, comi um pretzel, vi quais eram os filmes em cartaz,
e, ao final de tudo, comprei o ventilador (Fael Silverado). Nisto tudo eu
gastei aproximadamente uma hora e meia para ver se a chuva passava logo,
pois normalmente as chuvas daqui são curtas.
Estava então eu, saindo do shopping com um ventilador debaixo do
braço, quando olho a calçada na saída vejo que estava seca e assim que
piso nela começa a pingar.
Dois detalhes importantes: 1) pingo de chuva de verão aqui é mais
ou menos do tamanho de um copo americano.
2) a parada de ônibus ficava na frente
da porta do shopping. 350 metros na frente para ser mais exato.
A aproximadamente uns 200m da parada os pingos finalmente se
transformaram em chuva de vento, pelo menos o vento era a favor da parada.
Chegando então na parada, todo molhado e tentando proteger a caixa
do ventilador (papelão como toda caixa de eletrodoméstico), eu pergunto
só por desencargo de consciência pois já tinha perguntado quando desci
doônibus
"É aqui que passa o 3.78?" "O 3.78 ou o 5.78?" "O 3.78."
"Acho que o 3.78 é naquela outra parada ali."
Mais 200 metros de chuva e finalmente cheguei na parada do
3.78 (tinha uma placa para confirmar).Lá estando encontrei uma simpática
velhinha: "Eu estudei música minha vida toda mas só tive dinheiro para
comprar um piano depois de já ter filhos, agora o piano está parado lá na
casa por conta de minha artrite."
"A minha diversão é cuidar de plantas, mas meu filho mais novo
está com a idéia de pavimentar o quintal."
"Árvores são importantes porque protegem a camada de ozônio e sem
a camada de ozônio esquenta muito não é?"
Após meia hora disto (com o vento se esforçando para fazer a chuva
dar a volta no abrigo da parada) eu finalmente consegui entrar no ônibus
(claro que o último tinha sao instantes antes de eu chegar).
Dúvida gramatical: 'instantes antes de eu chegar' ou 'instantes
antes que eu chegasse' ou nenhuma das alternativas?
De qualquer forma, após o ônibus fazer o mesmo arrodeio que ele
fez para chegar no shopping, só que de trás para frente, consegui chegar
no terminal de Barão Geraldo e graças a Deus o outro ônibus não demorou a
sair (quer dizer, se eu não tivesse corrido eu ia esperar bastante pelo
próximo) e quando eu desci na parada perto da pousada não estava chovendo.
Moral da história: não precisa comprar ventilador em dia de chuva
pois a chuva esfria o ambiente.
PS: É interessante como a velocidade 3 do ventilador é mais lenta que a 2
e como a 1 é mais rápida que a 2.